Banco Invest com depósito indexado à Segurança

1

O Banco Invest está a comercializar até ao próximo dia 26 de Setembro o depósito indexado “Invest Security” com um mínimo de subscrição de mil euros e projectando uma rentabilidade máximo de 8,5% a um ano.

Ao contrário dos depósitos tradicionais, os depósitos indexados são um produto complexo, em que o banco associa a respectiva rentabilidade à evolução de outros componentes financeiros ou mesmo variáveis económicas importantes como é o caso dos índices bolsistas. Para o potencial cliente é fundamental compreender que o risco associado é bem superior aos depósitos a prazo simples, nomeadamente porque poderá não haver lugar ao pagamento de juros, caso a evolução das variáveis associadas seja muito negativa. O capital estará, como nos depósitos tradicionais, garantido pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

Qualquer banco terá de prestar a informação necessária, sendo determinante compreende a fórmula de cálculo da remuneração, porque será certamente diferente da valorização simples de cada um dos instrumentos associados.

No caso do depósito do Banco Invest, os indexantes são as acções de cinco acções de empresas posicionadas no universo da segurança, o que poderá ser interessante, num contexto em que os mercados internacionais ganham algum fôlego mediante a sinalização de recuperação económica na Europa e EUA.

O período de investimento arranca a 27 de Setembro, prolongando-se até 22 de Setembro, não sendo possível a mobilização antecipada. O banco pondera em partes iguais o investimento nas cinco empresas, ou seja, 20% na Tyco International, na EMC Corp/MA, na 3M, na Gemalto e na Prosegur Cia de Seguridad. Caso, no vencimento, a rentabilidade do “cabaz” for positiva, o banco pagará o correspondente à rentabilidade até a um máximo de 8,5% (TANB) do montante depositado.

Banco invest security rentabilidade historica

Banco aposta em 5 empresas do sector da segurança

[table]

Indexante, código Bloomberg,  rentabilidade últimos 12 meses, volatilidade diária últimos 12 meses, bolsa

Tyco International Ltd, TYC US  <Equity>, 23.9%,  19.7%, Bolsa de Nova Iorque

EMC Corp/MA, EMC US  <Equity>, -0.01%, 23.3%, Bolsa de Nova Iorque

3M Co, MMM US  <Equity>, 28.3%, 14.2%, Bolsa de Nova Iorque

Gemalto NV, GTO NA  <Equity>, 38.7%, 28.9%, Euronext Amesterdão

Prosegur Cia de Seguridad SA, PSG SM  <Equity>, 5.6%, 32.5%, Bolsa de Madrid  [/table]

 Este produto do banco Invest é uma oportunidade para quem não tenha necessidades de liquidez a doze meses, dado que não é possível a mobilização antecipada, e que assuma o risco de exposição aos mercados accionistas, nomeadamente ao sector da segurança. De qualquer forma, ainda que o risco possa ser maior, é uma possibilidade de diversificar as poupanças sem colocar em causa o capital inicial.

Consulte aqui o prospecto informativo do Banco Invest Invest Security (Ser. 13/1) – Setembro de 2013

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCertificados de Depósito Bancário agrícola
Próximo artigoCertificados de Depósito Bancário no Banco FICSA
Economista de formação e jornalista por devoção, tenho procurado nos últimos anos desenvolver competências na área da prospectiva económica, com foco nas questões da globalização e sustentabilidade. A incerteza é uma matéria-prima crucial na reflexão sobre o nosso futuro colectivo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA