Falência do BCP é possível?

1

Há quem defenda que empresas insolventes não são de forma alguma sustentáveis. Isto porque baseiam a sua análise apenas nos indicadores financeiros apresentados pela empresa. Se olharmos com a devida atenção para os Relatórios e Contas do Millenium BCP, verificamos que este banco está com graves problemas financeiros e a falência do BCP parece eminente.

Numa situação normal, o BCP estaria falido. O problema é que estes relatórios não oferecem nenhum insight sobre a verdadeira situação financeira do banco. O leigo na matéria diria:

  • O BCP é dos Bancos Comerciais com melhores taxas de juro nos depósitos a prazo;
  • O BCP oferece boas taxas de juro para depósitos a prazo cujo montante seja elevado;
  • O BCP tem sofrido vários aumentos de capital;
  • O BCP é o pior banco em Portugal no que toca a rácios financeiros e de solvência

Os argumentos poderiam continuar, mas quero que os leitores se foquem num único ponto: O BCP é ainda é grande demais para falir!

jose mourinho investe no Millenium bcp e evita falência do BCP

Falência do BCP é improvável

A falência do BCP iria criar um clima caótico em Portugal e na Europa e iria abalar o sistema financeiro global, de tal modo que sucessivas reuniões são feitas por agentes económicos europeus para reestruturar os bancos. Na prática, todos os depósitos que tem no BCP acabam por estar até mais seguros que um depósito num banco de menor dimensão como o Banco BIG pois este banco já não é grande demais para falir.

O que vai acontecer ao BCP nos próximos anos?

De reestruturação em reestruturaçao o ideal para o sistema europeu era a sua divisão em duas partes: 2 bancos de menor dimensão, com diferentes áreas de foco e com capital novo e recente. Se não for esta a situação será algo muito similar para evitar uma possível falência do BCP.

E voce, já comparou as taxas de juro dos vários bancos aqui? http://www.depositoaprazo.net/comparador-depositos-a-prazo/ A lista engloba todos os depósitos em Portugal!