Os Melhores Depósitos a Prazo para 2014

0

Em retrospectiva, 2013 foi um ano de início da retoma económica em Portugal e 2014 poderá ser o ano que irá tirar Portugal dos maus lençois da Troika e permitir que novos projetos apareçam, cresçam e floresçam. Por essa razão é consensual que a primeira metade de 2014 permanecerá com taxas de juro nos depósitos a prazo muito baixas e somente na segunda metade de 2014 poderemos começar a ter aumentos da Euribor face a prováveis receios inflacionistas – será nessa altura que você encontrará os melhores depósitos a prazo.

A Evolução da Euribor em 2013

Euribor evolução 2013

A Euribor teve em Janeiro de 2013 a tocar os máximos de 0,6%, caindo fortemente até meados de junho, tocando mínimos nos 0,3%. O BCE baixou em Novembro a taxa de referência para 0,25% implicando uma queda abrupta na Euribor a 12 meses, mas os mercados acreditam já que o BCE volte a subir a taxa para 0,5% nos próximos 3 a 6 meses, estando agora a cotar acima dos 0,5%.

mario dragui

Isto significa que, em termos homólogos, 2014 deverá iniciar com a Euribor a 12 meses a cotar a 0,5% mas com tendência para maiores subidas, porque os investidores duvidam seriamente que o BCE queira tomar uma política tão arriscada quanto baixar a taxa de referência para os 0,1 ou colocá-la a 0%. Noutras palavras, em 2014 você deverá optar por depósitos com uma maturidade de 6 meses e no seu termo optar por depósitos a prazo com taxas mais apelativas se Mario Dragui acordar em aumentar a taxa de referência desde Junho de 2014.

[pull_quote_left]Em 2014 você deverá optar por depósitos com uma maturidade de 6 meses e no seu termo optar por depósitos a prazo com taxas mais apelativas se Mario Dragui acordar em aumentar a taxa de referência desde Junho de 2014.[/pull_quote_left]

Os Melhores Depósitos a Prazo em 2014

Desta feita, a nossa lista de Melhores Depósitos a Prazo advém dos valores que temos atualmente no comparador de depósitos. O melhor depósito será claramente o do Banco Invest que dá 3,5% a 6 meses pelo seu dinheiro. Em 2012 o Banco Invest oferecia depósitos com TANB de 5,75% e era líder na remuneração. Terminado 2013, o Invest continua Líder, simplesmente as taxas são mais baixas devido à influência do Banco Central Europeu e das novas regras do Banco de Portugal que limita os spreads que os bancos podem oferecer.

De salientar que o Banco Best continua a oferecer 4% a 3 meses, mas a maturidade é, como indicado, baixa e para além disso só está disponível para novos clientes.

Em segundo lugar nos melhores depósitos para 2014, está o Banco Finantia que há 6 meses atrás oferecia 4,75% pelo seu dinheiro. Neste momento oferece ainda uma das melhores taxas a 6 meses, 3% TANB, estando no entanto ao mesmo nível que o Activo Bank que oferece 3% na Solução Poupança Start.

A fechar o pódio está o Banif com o depósito Banifast que oferece 2,7% TANB.

Recapitulando:

1. Banco Invest

2. Banco Finantia & Activo Bank

3. Banif

Reveja a evolução das várias taxas médias:

Evolução Taxas Depósitos

Se reparar com atenção, as taxas de juro médias nos prazos mais curtos estão de facto a subir e/ou estáveis, ao passo que as taxas a 12 meses e prazos mais largos estão a declinar e a estabilizar na casa dos 2.5%. Esta será uma tendência para os primeiros meses de 2014 também.

Do nosso lado, queremos desejar-lhe um excelente Natal e um excelente 2015 e..claro… boas poupanças e somente os melhores depósitos a prazo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPoupança em ponto pequeno
Próximo artigoCumprir PPR baixa IRS
Sou formada em Gestão. Desde cedo dediquei-me à Gestão de Carteiras para clientes institucionais com um foco para Aplicações de Capital Garantido.

DEIXE UMA RESPOSTA