Poupança celebrada

0

Para assinalar  Dia Mundial da Poupança, que se celebra hoje, alguns bancos  apresentam taxas promocionais relativamente à nossa análise recente sobre os 14 melhores depósitos até um ano.

No caso do Banif, oferece uma TANB de 3,5%, a que corresponde uma TANL de 2,52% para depósitos a 360 dias, subscritos apenas através da plataforma online e com montantes entre 5 e 50 mil euros, com mobilização antecipada possível mas com penalização integral dos juros.

O Santander Totta também tem até hoje às 21horas uma taxa especial de 2,75% (TANB), a que corresponde uma TANL de 1,98%,  para depósitos a 90 dias, cuja taxa normal é de 1,5% e para montantes entre os 250 e os 5 mil euros (nos depósitos constituídos durante o dia de hoje; nos restantes casos, o montante máximo sobe para os 100 mil euros).

O Millennium bcp tem também, a partir de hoje e até ao próximo dia 5 de Novembro, o Depósito Net Leilão, igualmente apenas disponível na internet, em que o cliente pode licitar a taxa de juro que possa ser mais adequada às suas necessidades, entre os 0,5% e os 2% (TANB), a que correspondem TANL de 0,36% e 1,44%, respectivamente, num horizonte de muito curto prazo (30 dias) e para valores entre os mil e os 50 mil euros.

Poupança privilegia depósitos

Poupança em Portugal

Refira-se que, de acordo com a análise do Banco de Portugal, as famílias continuam a preferir os depósitos como instrumento de aplicação das suas poupanças, ainda que “as taxas de juro nas novas operações de depósito continuaram a diminuir, contribuindo para a redução do custo do financiamento”. Até Agosto passado, os particulares tinham depositado 132 mil milhões de euros nos bancos, ou seja, mais 12,9% relativamente ao último trimestre de 2010, altura em que Portugal entrou em recessão técnica. De qualquer forma, o volume global dos depósitos “permanece influenciado por operações a prazos mais longos contratadas entre meados de 2011 e meados de 2012 com taxas elevadas”, sublinha o Banco de Portugal, num contexto em que a prudência tem sido catalisadora, dado o “elevado grau de incerteza quanto à duração do período de ajustamento poderá ter induzido um aumento da poupança por motivos de precaução”

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBanco NovaGalicia com reforços
Próximo artigoMelhores Depósitos a Prazo Novembro 2013
Economista de formação e jornalista por devoção, tenho procurado nos últimos anos desenvolver competências na área da prospectiva económica, com foco nas questões da globalização e sustentabilidade. A incerteza é uma matéria-prima crucial na reflexão sobre o nosso futuro colectivo.

DEIXE UMA RESPOSTA