Depósito sobre Obrigações da EDP com 7% TANB

7

Tive conhecimento sobre este depósito sobre as obrigações hoje mesmo, não tendo a possibilidade de poder adquirir as obrigações directamente. Noto que o valor de 7% deste produto sobre as obrigações da EDP (CLN EDP 2014) é dos mais altos que vi no que toca a grandes empresas portuguesas, comparativamente à Portugal Telecom por exemplo, que lançou obrigações na casa dos 5% TANB com uma procura muito acima da oferta (a taxa oferecida pelo produto é idêntica à taxa oferecida pelas obrigações; a diferença recai em factores como o pagamento de juros mensais que pode ser visto com maior pormenor em anexo).

Detalhes do Depósito sobre Obrigações:

Prazo: 3 anos

Taxa: 7% TANB (anualmente)

Pagamento de Juros: Mensalmente

Risco de Capital: parcial ou total no caso de evento de crédito. No caso contrário, o reembolso na maturidade será de 100% do capital investido

Certo é que a intervenção do FMI deve estar para breve: bastará por exemplo que a taxa de juro a 10 anos atinja os 8%. E com este tipo de lançamento de obrigações a mostrar que as empresas estão a precisar de pagar cada vez mais para terem acesso a crédito com procuras aceitáveis é exemplo perfeito do tapete vermelho que está a ser desenrolado a uma velocidade mais rápida do que o habitual desde o centro da União até Lisboa.

Se a subscrição destas obrigações for do vosso interesse, fica então estes dois PDF’s com mais informação sobre o produto e as obrigações em si. A subscrição pode ser feita no Banco BEST (e acredito que no Banco BES também):

Documento Informativo CLN EDP 2014

Applicate Financial Terms EUR CLN EDP 2014

UPDATE: Tenho contactado o BESi para mais informações sobre o produto, mas as informações não são claras, muito menos claras quando se fala no que está subjacente. Peço-vos uma leitura mais atenta dos prospectos informativos deste depósito

7 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. O que acham do risco em concreto. Quer dizer não estou a ver a EDP a ir à falência em 3 anos… Como estou a pensar em investir neste produto se puderem trocar umas ideias e conselhos, agradeço.

  2. Boa tarde, se tiverem dúvidas no que diz respeito ao que é um Credit Linked Notes, podem perguntar-me que eu sei responder. Quanto ao activo subjacente, neste caso, é toda a divida sénior da EDP. Já foi lançado outro depois deste, apenas com 6,5%. Neste momento há um, igual, sobre a divida da PT, com taxa de 6,75%. Alerto para o facto de neste tipo de produtos não existir nada garantido.

  3. Na minha opinião este tipo de produto não tem um risco superior ao depósito a prazo oferecido pela Banca, pois o risco de incumprimento por parte da Banca (que quase não tem activos imobiliários) é para mim superior ao da EDP.

DEIXE UMA RESPOSTA