Caixa Geral de Depósitos Acções Alemanha 2016

0

A Caixa Geral de Depósitos propõe até ao próximo dia 23 de Setembro o depósito indexado “Caixa Geral de Depósitos Acções Alemanha Setembro de 2016”, que deverá apenas ser equacionado por clientes sem risco de liquidez e com um montante mínimo de subscrição de mil euros. O período de investimento é de 3 anos, com reembolso previsto para 23 de Setembro de 2016.

Como sublinhámos anteriormente com a análise dos produtos estruturados oferecidos pelo Banco Invest, os depósitos indexados têm um risco associado superior aos tradicionais, pelo que será expectável uma rentabilidade superior. No caso desta proposta da Caixa Geral de Depósitos, o investimento tem uma maturidade de 3 anos, não sendo mobilizável antecipadamente, o que traduz um risco de liquidez, e com remuneração variável indexada a quatro acções de empresas alemãs (Adidas, BASF, BMW e SAP) e à Euribor 6 Meses, o que permite garantir sempre uma remuneração mínima e o reembolso do capital aplicado, claro. O facto da remuneração estar indexada ao comportamento específico de um conjunto de empresas significa que tem subjacente quer um risco sistémico, dado que os mercados funcionam como um todo, e um risco específico, associado às condições de evolução da actividade das empresas cujos activos (acções) são alvo de investimento.

Como calcular a remuneração?

O Caixa Geral de Depósitos Acções Alemanha tem uma estrutura de remuneração dependente da evolução anual das cotações. Assim, se, no final do primeiro ano, a cotação das quatro acções envolvidas aumentar face à data de subscrição, a remuneração será 6,411% (TANB) do montante depositado, seguindo-se o pagamento semestral equivalente à Euribor 6 Meses mais um spread de 1,5% (TANB). Se alguma das acções não se valorizar, então a remuneração será de 0%. Nestes casos, se, no final do segundo ano, a cotação de todas as ações aumentar face à data de início, a remuneração será de 13% (TANB de 6,411%, dado que decorreram dois anos), seguindo-se o prémio semestral (Euribor a 6 meses + 1,5%). Finalmente, se as acções apenas se valorizarem no final do terceiro ano, a remuneração a pagar será de 19,5% (TANB 6,405%) do montante depositado. Caso contrário, a remuneração será de 2%. Em suma, este depósito indexado garante uma TANB mínima de 0,657%.

Esquema de remuneração do Caixa Acções Alemanha Setembro de 2016
Esquema de remuneração do Caixa Acções Alemanha Setembro de 2016

Activos “Acções Alemanha” da Caixa Geral de Depósitos

[table]

Indexante, sector, código Bloomberg, rentabilidade 12 meses a 30/7/2013, volatilidade diária últimos 12 meses, bolsa

Adidas, Vestuário e Têxtil, ADS GY <Equity>, 38.09%, 22.37%, Deutsche Börse

BASF, Matérias-primas, BAS GY <Equity>, 11.95%, 22.82%, Deutsche Börse

BMW, Automóvel, BMW GY <Equity>, 23.20%, 24.31%, Deutsche Börse

SAP, Tecnológico, SAP GY <Equity>, 6.35%, 20.16%, Deutsche Börse [/table]

 

Consulte aqui o prospecto informativo da Caixa Acções Alemanha Setembro 2016_PFC

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCertificados de Depósito Bancário no Banco FICSA
Próximo artigoLista de Bancos Brasileiros
Economista de formação e jornalista por devoção, tenho procurado nos últimos anos desenvolver competências na área da prospectiva económica, com foco nas questões da globalização e sustentabilidade. A incerteza é uma matéria-prima crucial na reflexão sobre o nosso futuro colectivo.

DEIXE UMA RESPOSTA