Poupança CGD – CAY para residentes no exterior

0

A oferta de soluções de poupança para residentes no estrangeiro da Caixa Geral de Depósitos (CGD) é diversificada. O Depósito de Poupança CAY recebe a designação da sucursal Grand Cayman (CAY) e visa a aplicação das poupanças em moeda estrangeira, com prazos de 1 a 6 meses, a partir do equivalente a 2500 euros e com a possibilidade de reforços de capital no mínimo correspondentes a 500 euros.

O depósito está disponível para residentes no exterior, à exceção dos clientes das Ilhas Cayman ou EUA, e que tenham conta aberta na CAY, sendo obrigatória a prova anual de não residente naqueles territórios. Caso o depositante passe a ser residente em Portugal, nas Ilhas Cayman ou nos EUA, o depósito será liquidado pelo capital inicialmente investido. Esta aplicação é renovada automaticamente no vencimento, a menos que o cliente dê instruções antecipadamente.

Depósitos CAY em moeda estrangeira para valores mínimos equivalentes a 2500 euros
Depósitos CAY em moeda estrangeira para valores mínimos equivalentes a 2500 euros

A mobilização antecipada, de forma total ou parcial, é possível a partir do terceiro dia útil a seguir à data de constituição e até dois dias úteis antes da do vencimento. Refira-se que, em caso de mobilização parcial, o valor não poderá ser inferior ao capital mínimo exigido para a constituição e manutenção do depósito, da mesma forma que o saldo na conta não poderá ficar com um montante inferior ao mínimo exigido, ou seja, 2500 euros.

Condições dos depósitos CGD – CAY

 [table]

Nome, Prazo, TANB, Retenção de impostos, Depósito mínimo, Renovações, Reforços, Mobilização Antecipada

Depósito de Poupança CAY moeda estrangeira, 30 a 181 dias, variável, não, 2500 euros (contra-valor), sim, sim >500 euros, sim com penalização

Depósito a Prazo CAY moeda estrangeira, 7 a 366 dias, variável, não, 2500 euros (contra-valor), sim, sim >500 euros , sim com penalização

Depósito Mais RE 1 Ano CAY Euros, 366 dias, 1.6%, não, 1000, não, não , sim com penalização

Depósito Mais RE 1 Ano CAY Dólares americanos, 366 dias, 1.75%, não, 1000, não, não, sim com penalização [/table]

Este tipo de depósito pode ser constituído em coroa dinamarquesa(DKK), libra estrelina (GBP), coroa sueca (SEK), coroa norueguesa (NOK), franco suíço (CHF), dólar americano (USD), dólar canadiano (CAD), dólar australiano (AUD) e iene japonês (JPY).

Já o Depósito Mais RE 1 Ano CAY pode ser constituído, até ao próximo dia 15 de Setembro, exclusivamente em dólares americanos e euros, pelo prazo de 1 ano, sem revovações, e com uma TANB de 1,75% e 1,60%, respetivamente.

O regime fiscal não prevê a retenção na fonte de impostos sobre os juros, com a Caixa CAY a comunicar à Autoridade Tributária em Cayman o montante anual de juros  pagos aos clientes abrangidos pela Diretiva da Poupança (Diretiva 2003/48/CE), que tem como objectivo garantir a tributação no Estado da residência dos rendimentos da poupança sob a forma de juros, através de um mecanismo de troca de informações entre Estados membros relativo aos rendimentos da poupança sob a forma de juros pagos ou atribuídos por operadores económicos estabelecidos nos Estados membros a beneficiários efetivos que sejam pessoas singulares residentes noutro Estado membro

Em alternativa, a CGD disponibiliza ao mesmo perfil de clientes o Depósito a Prazo CAY, que permite a aplicação também a aplicação em euros e envolve maior flexibilidade das maturidades, que variam entre 7 e 366 dias.

Os montantes de constituição e manutenção são os mesmos do depósito de poupança, ou seja 2500 euros e reforços mínimos de 500 euros.

Da mesma forma, a renovação é automática, exceto nos depósitos com prazos inferiores a 30 dias, cuja renovação não é automática, e os critérios para a mobilização são os mesmos da alternativa de poupança CAY.

As taxas de juro a aplicar neste tipo de depósitos têm por base as taxas Euribor, Libor ou do Mercado Monetário Interbancário praticadas, e refletida no respetivo contrato de depósito.

A Sucursal Grand Cayman da CGD tem a sede social em Regatta Office Park, Windward Three, 4th Floor,  P.O. Box 32307 SMB Grand Cayman, Cayman Islands, mas pode ser contatada através de qualquer agência em território nacional.

Consulte também outras ofertas para residentes no exterior

Ficha do Depósito de Poupança CAY

Ficha do Depósito a Prazo CAY

Ficha do Depósito Cay Mais RE

DEIXE UMA RESPOSTA